Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de junho de 2018

PALÁCIO UNIVERSIDADE DO BRASIL - URCA

Avenida Pasteur, 250  inaugurado em 1852 par sediar o Hospício de Alienados D. Pedro II. Transformou-se, por volta de 1940, no Reitoria e faculdades da antiga Universidade do Brasil, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro. De estilo neoclássico, foi inspirado em prédios europeus de mesmo uso, com galerias abertos, claustro, belo capela e muito vegetação.

Até o início do século XIX, os “alienados mentais” não recebiam qualquer tipo de tratamento. Se fossem calmos ficavam vagando pelas ruas, se fossem agressivos ficavam presos e acorrentados em cadeias. Somente nos meados do século XIX é que as Santas Casas de Misericórdia brasileiras passaram a receber e cuidar de doentes psiquiátricos.

Em 1841, o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, José Clemente Pereira iniciou uma campanha pública para criação de um hospício de alienados. Em 24 de agosto de 1841 foi lido o decreto imperial autorizando a criação da instituição. O imperador D. Pedro II contribuiu com parte da verba necessária e a população com o restante. O edifício, construído entre 1842 e 1852, é um dos expoentes da arquitetura neoclássica do Brasil. O projeto é resultado da colaboração entre alguns dos maiores arquitetos ativos no momento: José Domingos Monteiro, Joaquim Cândido Guilhobel e José Maria Jacinto Rebelo.

BTN: Tombamento: 11-07-72

Fontes: Guia do Patrimônio Cultural Carioca / Wikipédia

Hospício Nacional de Alienados (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Foto Marc Ferrez (1890 circa) - Acervo IMS

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário:

Postar um comentário