Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de junho de 2018

FAZENDA DO VIEGAS - SENADOR CAMARÁ

A Fazenda do Viegas, atual Parque Municipal Fazenda do Viegas, é uma obra arquitetônica pertencente ao período colonial setecentista brasileiro, construída em meados do séc. XVIII e localizado na rua Marmiari, 221, Senador Camará, na antiga estrada Rio-São Paulo.

A Fazenda foi a sede do antigo Engenho da Lapa, fundado pelo colonizador Manuel de Souza Viegas, que deu nome ao morro, ao caminho, à estrada e, consequentemente, a fazenda no século XVII.

No ano de 1725 a fazenda sofreu sua primeira alteração em relação a sua arquitetura original, com a construção da Capela de Nossa Senhora da Lapa. No decorrer do tempo, a fazenda foi tornando-se famosa pelos seus equipamentos, dentre eles, o Engenho da Lapa, o qual produzia semanalmente 22 caixas de açúcar de 50kg e 1.000 litros de aguardente. Em 1777, o Engenho da Lapa foi considerado o segundo engenho açucareiro mais importante da região na então freguesia de Campo Grande, o que perdurou por quase 80 anos. Entretanto, com o surgimento da cafeicultura no início do século XIX, a fazenda mudou seu cultivo, o que a tornou uma das precursoras da produção do café no Brasil.

BTN: Tombamento: 14-06-38

Fonte: Wikipédia

Fonte: Coluna do Anselmo Gois (O Globo)

Fonte: Coluna do Anselmo Gois (O Globo)

Fonte: Coluna do Anselmo Gois (O Globo)



Nenhum comentário:

Postar um comentário