"Nossa Senhora da Penna aqui está desde 8 de setembro de 1661, quando um negrinho escravo perdeu uma vaca de seu senhor e pelo mesmo fora ameaçado de uma surra se não a encontrasse. Na sua aflição pediu proteção à Virgem. Com muito medo, o escravo atirou-se por terra, se pôs de joelhos e começou a rezar por Nossa Senhora, pedindo para encontrar a rês que faltava.
Depois de tanto rezar e chorar, o escravo se distraiu e olhou para o alto da montanha e, embaixo de uma grande árvore se encontrava uma senhora muito bonita e bem vestida, com um belo vestido azul e branco. A Senhora acenou ao escravo com a mão pedindo que subisse para falar com ela. O escravo não acreditava no que via e por conhecer aquelas terras sabia que não existia a possibilidade de alguém subir a montanha sem se sujar, se machucar ou rasgar suas vestes.
Amedrontado, pensando se tratar de um fantasma, o escravo não se moveu. Entretanto, em determinado momento, encheu-se de coragem e subiu a montanha, mas ainda muito receoso, subia cautelosamente a passos lentos. Quando enfim chegou ao ponto indicado, a bela Senhora havia sumido, mas em baixo da grande árvore ele encontrou a vaca que havia se desgarrado.
O senhor vendo tudo de onde estava, e, arrependido das maldades cometidas como senhor de escravos, mandou erigir no local do milagre uma capela, sob a invocação de Nossa Senhora da Penna, que mais tarde foi reconstruída e ampliada, em 1664, por iniciativa do Padre Manuel de Araújo. Além disso, alforriou o escravo, em ato registrado como a primeira alforria no Brasil Colônia."
www.igrejadapenna.com.br/aigreja/
BTF. Tombamento em 6/8/1938
Nenhum comentário:
Postar um comentário