Pesquisar este blog

domingo, 3 de junho de 2018

CASTELINHO DO FLAMENGO

CASTELINHO DO FLAMENGO
Praia do Flamengo, 158.
BTM - Tombamento em 14.11.1983.
Foi projetado, em 1916, pelo engenheiro e arquiteto Francisco dos Santos para residência do português Joaquim da Silva Cardoso. Edificação eclética de tendência italiana, destaca-se pelo apuro decorativo e por sua torre alta, com telhado de ardósia.
Atualmente abriga o Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho.
Fonte: Guia do Patrimônio Carioca - 1992.
Revista Módulo Brasil Arqueitetura - 1983.

O arquiteto senhor Francisco dos Santos.
Detalhe do torreão visto do cunhal, com o lindo portão figurando uma borboleta estilizada.
Palacete visto em perspectiva, destacando-se as fachadas principais e o seu belo torreão.
--------------------------------------------
Os clichês que ilustram esta página, mostram aos nossos leitores um dos mais lindos palacetes da Praia do Flamengo, esquina de Dois de Dezembro, hoje em foco pelo protesto que originou há dias, apresentado pelo autor do projeto e diretor técnico e artístico que o ergueu, o engenheiro arquiteto Sr. Francisco dos Santos ex-pensionista do Governo Português, membro da Sociedade dos Arquitetos de Birmingham, hors-concours e diversas medalhas de ouro em várias exposições a que tem concorrido e sócio correspondente, em Portugal, da Sociedade Central de Arquitetos desta cidade.

Representa este palacete, na moderna arquitetura do Rio, uma obra das mais difíceis senão a mais difícil na sua construção, e é como se vê pela sua estrutura, uma das mais belas criações artísticas do gênero.

O artista delineou este formoso palacete sobre motivos coloniais, tão do agrado dos proprietários de fino gosto, aliados aos estilos renascença e bisantino, como à primeira vista se poderá notar pelas suas baixas e formosas colunas, pelos motivos decorativos dos seus capitéis, frisos e grinaldas, e pelos lances esbeltos dos beirais, na proporção das suas cimalhas, frisos de azulejos e outros detalhes.

O portão como se vê foi admiravelmente estilizado sobre a graça da mariposa a qual com suas asas abertas entre os dois elegantes pilares da entrada parece ter ali pousado, ficando presa como em teia de aranha.

O autor do projeto deste prédio, Sr. Francisco dos Santos, é há muitos anos conhecido entre nós, foi e é ainda, um dos mais acérrimos apologistas do estilo colonial, devendo-lhe o Rio inúmeros trabalhos de valor.
Fonte: Revista Vida Doméstica de 27 de Outubro de 1923 - edição 63.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário