Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de junho de 2018

ESCOLA MUNICIPAL NILO PEÇANHA

ESCOLA MUNICIPAL NILO PEÇANHA
Avenida Pedro II, 363 - São Cristóvão
Em 12 de Outubro de 1910, o jornal A Notícia dava a seguinte nota
(transcrita com ortografia atual):

“ESCOLA NILO PEÇANHA
A instrução pública contará de hoje em diante com mais uma magnífica Escola Modelo, que receberá o nome do Sr. Presidente da República.
O edifício da nova escola é amplo, elegante, dispondo de vastos salões para aulas, bibliotecas, secretaria, oficinas de artes manuais; pátio de recreio e outras dependências de uma escola moderna e higienicamente montada.
Dispõem a escola de 500 carteiras, um perfeito material escolar moderno, sistema americano, e um corpo de professoras das mais ilustradas e dignas sob a direção da provecta educadora D. Castaina de Lima. A construção foi executada com esmero pela diretoria de obras da Prefeitura.
A escola será caprichosamente decorada a flores naturais, formando para entoar o hino da República e da Bandeira algumas centenas de meninos das outras escola.
Ao Sr. presidente da República, prefeito e diretor da instrução pública municipal serão ofertados lindos ramos de flores”.


Inicialmente era um prédio residencial. Sua fachada é da época da inauguração da escola: 1910. Durante o governo do Prefeito Carlos de Oliveira Sampaio (1920-22) teve sua capacidade aumentada tendo sido construído um segundo pavimento.
Tombamento: 21.06.90
Curiosidades:
Quando da inauguração, o endereço da escola era: Av. Pedro Ivo, 252.
A av. Pedro II já foi a rua do Imperador, quando ali foi construído o Palácio da Marquesa de Santos; passou a Pedro II em 1840; foi rebatizada com o advento da República para Avenida Pedro Ivo (herói da Revolução Praieira) mas retornou a Pedro II, por volta de 1922, para que se situasse nas tradições do bairro.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário