Praia da Capela - IGREJA DE NOSSA SENHORA DO DESTERRO. Teve origem no século XVII. Sofreu muitos reformas durante o século XIX,
A igreja foi construída em 1628 por Jerônimo Vellozo Cubas que em 27 de junho de 1629 doa a capela ao Convento do Carmo bem como a metade de suas terras e posses.
Em 17 de maio de 1645 a viúva de Jerônimo, Beatriz Alves Gago e o seu segundo marido, Sebastião Mendes da Silva, ratificam a doação da metade das terras e administração da Capela de Nossa Senhora do Desterro.
Em 1773 Miguel Rongel de Souza Coutinho publica a narração da Lenda de Guaratiba, na qual justifica a construção da Capela de Nossa Senhora do Desterro:
Conta a lenda....
Jerônimo Vellozo Cubas e sua esposa, Beatriz Alves Gago, possuíam, em sua companhia, uma índia muito idosa, cega e doente. Certa manhã, a índia disse aos seus patrões que Nossa Senhora havia pedido que erguessem uma Igreja à beira da praia, num lugar onde havia muitos craveiros.
O casal, porém, não acreditou, do que resultou o caso extraordinário que os levou, como agradecimento, a doarem metade de seus bens aos Religiosos do Carmo para a construção da Capela de Nossa Senhora do Desterro em Guaratiba: Aconteceu que, um dia, amanheceu a índia, que era velha, cega e doente, curada de todo o mal, com a visão perfeita e muito forte como uma jovem.
Dirigindo-se aos seus patrões, lhes disse que, como eles não quiseram acreditar nem se interessaram em procurar o lugar solicitado pela Mãe de Deus, Nossa Senhora havia lhe restituído a saúde para que o seu pedido fosse atendido. Ainda atordoados, mas convencidos, foram imediatamente para a beira da praia até que acharam o lugar indicado, com uma grande quantidade de craveiros. Entre eles, havia um com um lindo pendão com três cravos, o qual foi colocado entre as mãos da Virgem Maria. Estas flores permaneceram vivas durante anos como na hora em que foram colhidas.
Fontes: Guia do Patrimônio Cultural Carioca e www.portalguaratiba.com.br
BTN: Tombamento: 21-07-38
Nenhum comentário:
Postar um comentário