Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de setembro de 2019

COLÉGIO ANCHIETA - NOVA FRIBURGO

Colégio Anchieta,  na Rua General Osório, nº 181

Tombamento provisório em E-03/1.632/78

Fundado por padres e irmãos jesuítas vindos da Itália, no dia 12 de abril de 1886, ele começou a funcionar na casa-grande da antiga Fazenda do Morro Queimado, chamado de "Chateau du Röi" (Castelo do Rei, em francês) pelos colonos suíços, o rei, no caso era Dom João VI, que foi o autor do decreto que criou Friburgo em 1818. Desde a instalação da Vila de Nova Friburgo o Chateau funcionava como sede da Câmara Municipal — que foi então o único Poder durante os primeiros 98 anos de existência da cidade, e cujo vereador mais votado acabava sendo o presidente do Legislativo e, assim, acumulava também funções administrativas. Fonte: Wikipédia

Em 1º de janeiro de 1901, com o aumento do número de alunos, iniciou-se a construção do grande edifício atual do Colégio Anchieta, que durou oito anos. Logo se tornou famoso e conhecido no Brasil pela excelente educação que dava a seus alunos.

Nesse período inicial, o colégio funcionava em regime de internato e os filhos de Rui Barbosa, Euclides da Cunha e Capistrano de Abreu vieram estudar aqui. Outros alunos da época se tornaram célebres, como: Sobral Pinto, Amaral Peixoto, Artur Bernardes Filho e os Padres Leonel Franca, Saboia de Medeiros, Vioti e Aguiar e tantos outros. Fonte: Site do Colégio Anchieta.


Gravura de J. Steimann, em cerca de 1830. A gravura retrata a sede da Fazenda do Morro do Queimado transformada em Administração e Capela da Colônia, que os suiçõs denominaram de "Chateau Du Roi".

Cerca de 1910.

Anúncio publicado na revista Brasil Ilustrado de 1921

Vista aérea do Colégio - 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário