Hotel Nacional
Av. Niemeyer, 769 - São Conrado -Rio de Janeiro.
Bem tombado municipal.
O edifício de concepção modernista foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com paisagismo de Roberto Burle Marx e obras integradas dos artistas plásticos Alfredo Ceschiatti, Caribé, Pedro Correa de Araújo e Michael Gross. Foi construído em 1968 e inaugurado em 1972, quando a Praia de São Conrado ainda era pouco ocupada, sendo, na época, considerado o hotel mais moderno da América Latina.
A Fachada Cilíndrica foi preservada e restaurada, com a reformulação dos seus espaços internos visando atender as necessidades do novo hotel. Os elementos integrados como o Painel de Azulejos de Michael Gross, escultura da Sereia de Alfredo Ceschiatti, escultura de Pedro Corrêa de Araújo (teto do lobby) e painel de autoria do artista Carybé foram totalmente restaurados. Foram resgatados ainda os jardins com a execução de projeto de paisagismo do escritório de Roberto Burle Marx, resgatando o desenho original.
Para o Centro de convenções, que será objeto de projeto específico em futuro próximo, a proposta prevê a reformulação dos espaços internos para novos usos, com a preservação dos espaços do teatro, hall de acesso e lobby, além do centro de convenções.
Fonte: Instituto Rio Patrimônio da Humanidade - Relatório de Gestão 2009 - 2016
Nenhum comentário:
Postar um comentário