Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de maio de 2018

CASA DE BANHOS DE D. JOÃO VI

Caju
1. Praia do Caju, 385.
RESIDÊNCIA (BTN), construída no início do século XIX, conhecida como CASA DE BANHOS DE D. JOÃO VI. Conta-se que o Rei D. João a teria frequentado para curar, com banhos de mar, uma inflamação na perna.

Tombamento: 20.04.38
--------------------------------------------------------------
"Por causa de uma mordida de carrapato, dom João VI passou a frequentar uma casa, na Praia do Caju, construída no começo do século XIX pela família Tavares Guerra, que a cedeu ao monarca. è que o Caju era um balneário, com muitos terrenos à beira de uma Baía de Guanabara limpa, e os banhos de mar foram receitados para curar a infecção causada pelo carrapato. hoje Museu da Limpeza Urbana, da Comlurb, a Casa de banho de dom João VI é tida como uma aula de arquitetura civil colonial.

Das paredes (erguidas com alvenaria de pedra e cal) às janelas (com molduras invariavelmente pintadas de azul ou verde), tudo remete às moradias encontradas pela família Real Portuguesa ao chegar ao Rio, há 200 anos. Como os cunhais (ângulos formados pelas paredes) com proteção de pedra de cantaria. Nos anos seguintes, as mudanças na cidade foram de conteúdo, não muito de forma: as intervenções arquitetônicas dos administradores foram tímidas, dizem arquitetos e historiadores.
....."
Fonte: Jornal O Globo de 02 de Março de 2008.

"A casa de nove cômodos e um alpendre foi construída pelo negociante de café Antônio Tavares Guerra, no final do século XVIII, que depois a vendeu para Henrique O'Relly. A Chácara do Caju não pertencia a família imperial e Dom João VI, amigo de Tavares Guerra, frequentou-a pela primeira vez por recomendação médica para curar-se de uma infecção".

Fonte: Jornal O Globo de 15 de Abril de 1985.



Nenhum comentário:

Postar um comentário